O Ambulatório Referência de Combate ao Coronavírus (ARC), estrutura instalada nas proximidades do Hospital Humanitária, será desativado a partir de quarta-feira (1º). Com isso, os atendimentos realizados lá serão concentrados no Pronto Atendimento da Unidade de Referência Coronavírus (URC).
A medida se deve à diminuição da demanda no ARC. Atualmente, a média de atendimentos do ambulatório está abaixo de 200 por dia, ou seja, um terço do registrado em período de pico, quando o local chegou a atender mais de 500 pessoas por dia. Até dia 31, o ARC realiza atendimento ambulatorial para casos suspeitos de Covid-19, com médicos, testagem e dispensação de medicamento.
O ARC foi implantado em julho de 2020 com intuito de ampliar a rede de assistência aos pacientes suspeitos de coronavírus e desafogar o fluxo de pacientes nas demais unidades de saúde de Limeira, principalmente na URC. Em setembro do mesmo ano, com a desaceleração na contaminação do vírus, o ambulatório passou a funcionar dentro da URC. Depois, em janeiro de 2021, a ARC retomou o atendimento externo.