Alunos do 5º ano do Ceief Profª. Jamile Caram de Souza visitaram, na última semana, a nascente do Ribeirão Tatu, que fica no Lago União, em Cordeirópolis. A atividade foi encerrada no Bairro do Tatu, em Limeira. Duas turmas participaram da iniciativa, totalizando 50 crianças envolvidas. A ação é das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura e de Educação.
Os alunos acompanharam a medição dos parâmetros de qualidade da água na nascente e no trecho do Ribeirão próximo ao Bairro Tatu, realizada pelo tecnólogo em saneamento Juvenal Soares de Araújo Neto, e constataram que a qualidade da água diminui após a passagem pela área urbana. A fiscal ambiental Loide Batista apresentou o mapa com a bacia hidrográfica de Limeira, mostrando o caminho que a água percorre antes e depois do consumo residencial.
O diretor de Educação Ambiental, Augusto Schiavetto, ressalta que atividades como essa contribuem para que as crianças entendam a importância da preservação da água. “É uma oportunidade que temos de conscientizá-las de que a água é um bem de todos, e que portanto cada um deve fazer a sua parte para a preservação”, diz.