Em meio às festividades da temporada de Festa Junina, a professora de balé e jazz, Rebecca Loys, decidiu trazer o tema para suas aulas, proporcionando uma experiência encantadora para seus alunos. Com uma sala decorada, trajes típicos e muitas cores, as turmas infantis e adultas da Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea) e da Casa da Cultura Oswaldo Salibe, ambos equipamentos culturais da Prefeitura de Limeira, vivenciaram momentos especiais.
As aulas temáticas são uma forma de estimular e motivar os alunos, segundo explicou Rebecca. Além de desenvolver a criatividade e a sociabilidade das crianças, as aulas também trabalham a agilidade, a coordenação motora e a noção de espaço, ensinando aos alunos a distinguir o lado direito do lado esquerdo.
Não é a primeira vez que a professora de dança da Secretaria de Cultura aborda temas especiais em suas aulas. Recentemente, o tema da Páscoa foi explorado, proporcionando dinâmicas diversificadas e estimulando a estratégia e a memória dos alunos.
Rebecca acredita que o desenvolvimento na dança não se limita apenas aos aspectos técnicos, tanto para adultos quanto para crianças. Especialmente no caso dos pequenos, que vivem em um mundo lúdico, é essencial que os professores mergulhem nesse universo, criando diversas abordagens para manter a concentração dos alunos, permitindo que eles evoluam na modalidade e em outras áreas.
As aulas de balé e jazz são apenas alguns dos cursos culturais oferecidos gratuitamente à comunidade, como parte do Departamento de Formação para as Artes. A iniciativa recebeu elogios do diretor do espaço, Ronald Gonçales, que destaca o acolhimento de diferentes pedagogias nos locais e valoriza as iniciativas dos professores, que enriquecem o estudo das linguagens artísticas oferecidas.
O secretário de Cultura, José Farid Zaine, ressalta a importância da Emcea e das Casas de Cultura para a população de Limeira. Ele aplaude ideias como o desenvolvimento de temas ao longo do ano, que visam ao sucesso do ensino dos alunos. Segundo ele, as crianças, adolescentes, jovens e adultos que participam dos cursos de dança oferecidos pela prefeitura se sentem ainda mais envolvidos durante essas semanas temáticas, proporcionando uma experiência enriquecedora para todos.