O Centro Infantil Professora Aldelena Baraldi Fonseca Santos, em parceria com o Centro de Saúde da Família (CSF) Odécio Degan, promoveu a medicação contra pediculose (piolhos) em cerca de 200 alunos. A ação, que integra o Programa Saúde na Escola, ocorreu durante esta quarta-feira (29).
O clínico geral Alessander Matheus Nenartavis e o interno em medicina Yuri Lacerda realizaram a pesagem das crianças e administraram a medicação aos alunos que tiveram a autorização dos pais. De acordo com Nenartavis, o trabalho iniciado há três anos teve impacto positivo na saúde das crianças. “A medicação é eficaz, tem dose única e não oferece nenhum risco”, fala. O médico ainda ressalta que a prevenção é importante, já que em casos mais sérios, a pediculose pode levar a anemia.
A diretora da unidade escolar, Paula Stolfi, conta que o intuito da iniciativa é atuar na prevenção. “É um problema comum em escolas, portanto é necessário estarmos atentos”, frisa. A iniciativa também envolveu levar orientação aos pais. Na semana passada, foi realizada uma roda de conversa sobre Hábitos de Higiene e Pediculose, em que participaram 40 pessoas.