Mais de 3 milhões de estudantes da rede estadual de ensino de São Paulo retornam às aulas nesta quarta-feira (23), marcando o início do segundo semestre letivo de 2025. As atividades serão retomadas com foco na preparação para as provas de recuperação, voltadas a alunos com notas iguais ou inferiores a cinco nos dois primeiros bimestres. A ação envolve estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio.
As avaliações de recuperação vão substituir a menor nota do 1º semestre em todas as disciplinas do Currículo Paulista, além dos itinerários formativos do Ensino Médio técnico e profissional. A participação é aberta também a alunos com média acima de cinco, que poderão reforçar o aprendizado e melhorar o desempenho escolar.
As provas terão estrutura padrão:
-
15 questões para língua portuguesa e matemática;
-
10 questões para os demais componentes curriculares.
As unidades escolares terão autonomia para definir os dias da aplicação, entre 6 e 7 de agosto. A repescagem será no dia 8 de agosto, para quem não conseguir comparecer nas datas principais.
Período de revisão começa já no retorno
Entre os dias 23 de julho e 5 de agosto, os professores devem promover atividades de revisão e aprofundamento, com foco nos conteúdos essenciais do primeiro semestre. A recomendação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) é que as escolas utilizem metodologias didáticas que favoreçam a compreensão e fixação dos conceitos trabalhados anteriormente.
Segundo João Pinhata, coordenador de avaliações da Seduc-SP, a proposta é beneficiar todos os alunos. “Mesmo quem está com nota acima de cinco pode participar. A prova vale como substituição da menor nota e ainda reforça o conteúdo aprendido”, explica.