Os alunos do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Brasil visitaram na manhã de ontem (27) o Espaço Expositivo do Museu Histórico e Pedagógico “Major José Levy Sobrinho” que abriga até hoje (28), a exposição “Construções do Sensível”, do artista Sidney C. Roland. O local é um equipamento da Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura, que recebe mostras e exposições de diversos artistas.
A exposição apresenta trabalhos desenvolvidos ao longo da carreira do artista. Roland tem desenvolvido suas obras por meio de materiais como papel, ferro, madeira, vidro e cerâmica. Atualmente, em seu atelier, produz obras escultóricas nas quais o principal material utilizado vem do ferro velho, numa reconstrução subjetiva ou simbólica.
De acordo com o professor de Artes da escola Brasil, José Alves, cerca de 200 alunos já visitaram a exposição. “Esse ato faz parte do currículo do Estado que é o encontro entre arte e público em todas as suas linguagens”, explicou. “A visita proporciona uma visão prática. Tem muitos alunos que nunca foram em uma exposição, então garante o primeiro contato, além de mostrar que é um espaço público, gratuito”, complementou.
O artista participou da ação e, junto aos alunos, fez uma roda de conversa para falar mais sobre o trabalho e sanar eventuais dúvidas. Sobre a visita ele diz que acha ótimo, “me surpreendeu e está surpreendendo cada vez mais o contato com a escola. Eu não tive oportunidade de visitar exposições com a escola e espero que continue cada vez mais em todos os setores da cultura”.
O professor Alves destacou ainda a importância da presença do artista durante a visita. “Sidney estar aqui é um ganho para eles e para o artista também. Os alunos podem conhecer os artistas da cidade e as vezes desabrochar uma vocação que no futuro pode se tornar uma profissão ou hobby”, complementou.
SERVIÇO
A exposição “Construções do Sensível” permanece aberta para visitação até hoje, das 9h à 12h e das 13h às 17h, no Espaço Expositivo localizado na Rua Treze de Maio, 102 – Centro. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3441-4805.