Mudanças na qualidade da água do Rio Jaguari – devido à estiagem – levaram a BRK Ambiental a reduzir a captação da água em 30% nesta sexta-feira (9). A medida é importante para garantir que a água distribuída aos moradores esteja em condições adequadas para consumo. A redução reforça ainda mais o alerta para o nível dos reservatórios da cidade e para a urgência da redução do consumo por parte dos limeirenses, conforme a concessionária vem alertando nos últimos dias.
A baixa vazão do Rio Jaguari, que nesta sexta-feira (9) está em 2,5 m³/s, embora seja suficiente para manter a necessidade de captação para o município, interfere no processo em razão da maior concentração de matéria orgânica e outros componentes químicos que impactam no processo de tratamento da água, exigindo mais lavagens de filtros na Estação de Tratamento de Água (ETA).
“Para que consigamos garantir potabilidade e, principalmente, a qualidade da água distribuída ao município, tivemos que reduzir a vazão, de modo emergencial, no processo de tratamento da água no final da tarde dessa sexta-feira”, informa Rodrigo Dias, diretor de operações da BRK Ambiental.
A medida interfere diretamente no processo de retomada dos níveis dos reservatórios com situações mais críticas, como o Limeirense, Gino e Nossa Senhora das Dores.
Técnicos da concessionária trabalham com medidas operacionais visando melhorar as condições da água bruta na captação de Limeira. Ainda não há previsão para a retomada do tratamento de água em sua vazão total na ETA de Limeira.
A BRK Ambiental alerta que a situação pode provocar oscilações no abastecimento de todas as regiões da cidade nesta sexta-feira (9) e orienta atenção e o uso consciente e sustentável de água por todos os limeirenses.
Para informações, ligue 0800 771 0001.