Há quase 9 anos interditada, a alça de acesso do Viaduto Antônio Feres, conhecido como “Viaduto da Ford”, para a Marginal Tatu, deve ser inaugurada na próxima semana em Limeira (SP). O prefeito Mario Botion (PSD) informou que fará a liberação do local também como forma de celebrar o aniversário da cidade, comemorado no dia 15 de setembro.
Desde meados de agosto as obras já estariam em fase final e o local recebeu a sinalização de solo. Conforme a Secretaria de Obras e Serviços Públicos divulgou à época, outros serviços precisavam ser executados, inclusive na marginal e em sua ligação com a Ponte Preta, ao final da via, para então ser feita a liberação.
As obras na região tiveram início em outubro de 2020. Os serviços são executados pela empresa Preserva Engenharia, vencedora do processo licitatório, com a supervisão da Secretaria de Obras e Serviços Públicos. O valor da obra é de R$ 2.897.508,87 e está sendo feita com recursos do Finisa, financiamento contratado pela Prefeitura de Limeira para a realização de obras de infraestrutura na cidade.
TRABALHO COMPLEXO
O rompimento e desmoronamento da alça ocorreram no início de 2013. A estrutura, sem manutenção, foi danificada pela erosão resultante da ação das águas do Ribeirão Tatu. Com a ocorrência, o local foi interditado e a estrutura retirada. Dessa maneira, a interdição já segue por quase 9 anos.
Em março deste ano o secretário de Obras e Serviços Públicos, Dagoberto Guidi, explicou o desenvolvimento da obra. “O trabalho é complexo porque é necessário coordenar o fluxo de águas do Ribeirão Tatu executando a proteção em gabiões na margem do rio”, esclareceu. A promessa era que os serviços fossem concluídos ao final de junho, conforme divulgado pela própria Prefeitura de Limeira.
A liberação da marginal irá facilitar o acesso da região central para a região oeste da cidade, aliviando o tráfego na Marginal Tatu no sentido contrário e também na Avenida Campinas.