Moradores de Limeira relataram, nos últimos dias, um odor incomum na água distribuída na cidade. Em resposta, a BRK Ambiental informou que, apesar da percepção sensorial apontada por parte dos usuários, a água permanece própria para consumo e dentro dos padrões de potabilidade exigidos.
De acordo com o gerente de operações da BRK em Limeira, Alexandre Leite, todas as análises realizadas até o momento confirmam que a água distribuída não apresenta riscos à saúde. “A água permanece segura para consumo humano, com todos os parâmetros atendendo às exigências do Ministério da Saúde”, afirmou.
A empresa destaca que, embora alguns moradores tenham relatado cheiro semelhante a mofo, não há indícios de contaminação. A concessionária reforça que segue monitorando continuamente a qualidade da água desde a captação até a distribuição.
A BRK informou que investiga as possíveis causas da alteração sensorial percebida por parte da população. Entre as hipóteses avaliadas está a recente mudança no ponto de captação da água, alternando entre mananciais como o Jaguari e o Ribeirão Pinhal.
Apesar disso, segundo a empresa, não há evidências laboratoriais que confirmem qualquer anormalidade nesses mananciais. A possibilidade de presença de algas também foi descartada com base em análises técnicas e nas condições atuais dos reservatórios, consideradas favoráveis.
Outro fator apontado pela concessionária é a influência das instalações internas dos imóveis. A BRK esclarece que a responsabilidade pela qualidade da água vai até o ponto de entrega, no cavalete.
A empresa orienta que moradores que identificarem alterações entrem em contato pelos canais oficiais de atendimento para que os casos sejam avaliados individualmente.



