Um advogado, de 62 anos, foi parar na delegacia de Piracicaba (SP), na noite de sábado (3), acusado de embriaguez ao volante, de investir para cima de uma equipe da Guarda Civil Municipal (GCM), tentat atropelar os agentes e hostilizá-los com os seguintes xingamentos: “Guardas de m…”, “vocês são uns b…”, “sou advogado! Vocês vão ver o que vai acontecer com vocês!”.
Segundo a GCM local, a equipe se desloca para cumprimento de ordem de serviço, na Praça José Bonifácio, área central. Chegando no cruzamento das Ruas Rangel Pestana com Antônio Corrêa Barbosa, os Guardas depararam com o Jaguar branco, realizando a conversão na contramão de direção pela Rua Rangel Pestana, e causando obstrução do trânsito no local.
A equipe tentou abordar o condutor, dando ordem de parada verbal, e sinal luminoso, porém ele tentou empreender fuga em marcha a ré, avançando com o veículo contra um dos guardas, parando somente quando a porta de seu veículo, que encontrava-se aberta, enroscou na viatura, que estava parada atrás, causando dano.
O homem, que apresentava sinais de embriaguez como odor etílico, fala pastosa, olhos avermelhados, apresentou resistência, e desacatou a equipe com ofensas. Na presença de duas testemunhas, ele foi levado para o Plantão Policial, onde se negou a realizar exame de sangue para constatação da embriaguez.
A autoridade policial, então, determinou o comparecimento do médico legista para realização de exame clinico in loco, que constatou a embriaguez do advogado. Diante das fatos, a autoridade determinou a elaboração de Boletim de Ocorrência versando sobre Embriaguez ao Volante, Desacato, Resistência, Desobediência e Danos, sendo o indivíduo recolhido a carceragem local após os devidos procedimentos legais, sendo garantidos seus direitos constitucionais.
Segundo a polícia, ele não permaneceu preso e ainda teria ameaçado a todos da equipe, até mesmo o médico.