Um adolescente, de 16 anos, salvou uma idosa de um incêndio em Botucatu, no interior de São Paulo, na madrugada deste sábado (3).
Segundo o menino, ele está passando as férias escolares na casa da avó, que mora em frente à residência onde ocorreu o incêndio. Ele conta que estava assistindo televisão com seu irmão quando começou a ouvir um pedido de socorro. Imediatamente o adolescente foi ver o que estava acontecendo.
“Eu pulei o muro e entrei na casa. Ela não estava conseguindo abrir a porta, então eu pedi para ela se afastar e arrombei a porta. Aí consegui trazer ela para fora”, relata o garoto.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o incêndio começou por volta da meia-noite e a casa é de uma idosa, de 70 anos. No local havia vários materiais recicláveis, o que, segundo os bombeiros, facilitou a propagação rápida das chamas pelos cômodos.
Antes de entrar na casa, o adolescente chegou a ser alertado por uma vizinha sobre o perigo de entrar no local. “Ela falou para eu tomar cuidado. Eu respondi: ‘não, fica sossegada, eu faço curso de bombeiro.”, contou o menino.
Kaique Cunha faz o curso Bombeiro Educador, um programa educativo realizado pela corporação paulista que ensina alunos das redes pública e privada a agirem em emergências.