Um adolescente, de 15 anos, foi apreendido por equipes da Gama após postar um vídeo com uma pistola e frases suspeitas nas redes sociais. O caso aconteceu em Americana (SP).
Alunos e funcionários da Escola Estadual Martinho Rubens Belluco onde o adolescente estuda tiveram acesso às imagens e o fato causou preocupação à direção da escola, que acionou a Gama.
Diante da gravidade da situação, os GCMs Maciel e Ciritelli se deslocaram até a residência do adolescente, no bairro Praia Azul, onde em conversa com o garoto que estava em companhia de sua genitora, ele contou à equipe que se tratava de uma publicação com imagens antigas e atuais dele mesmo, sendo a atual com uma arma airsoft.
“Embora a réplica não tenha caráter ofensivo, a conduta de exibir vídeos dessa natureza em redes sociais, acaba configurando indícios de ameaça” destacou o Gcm Maciel.
Os envolvidos foram apresentados na central de polícia judiciária, onde o simulacro foi apreendido e o adolescente orientado a respeito da seriedade dos fatos.
É o segundo caso semelhante atendido pela Gama nesta semana. Na tarde da última terça feira (11), uma equipe da Romu foi acionada, após dois adolescentes, sendo um deles do sexo feminino, serem flagrados portando uma arma pelo circuito interno de video-monitoramento de um condomínio no Jd. Novo Horizonte.
Os adolescentes transitavam com a arma pela área comum do condomínio, eles ainda cobriram o rosto com máscaras ao utilizarem o elevador.
A administração do condomínio acionou a Gama após analisar as imagens. A equipe com inspetor Charles e Gcm Brunelli atenderam a solicitação e após averiguação, constataram se tratar de uma réplica de arma de fogo, na casa de um deles ainda haviam katana, Nunchaco e kunays, objetos estes de cultura oriental.
O caso também foi apresentado no plantão policial. Como não se evidenciou indício de crime e ameaça, as partes foram orientadas e liberadas.