A estudante Heloísa de Oliveira Cardoso, de 17 anos, morreu na noite de segunda-feira (18) após sofrer uma reação alérgica grave ao consumir um macaron em um shopping de Araraquara (SP). A jovem estava internada desde quarta-feira (12), quando passou mal no local.
Heloísa passou mal após comer um macaron, doce francês feito com farinha de amêndoas, ingrediente capaz de provocar crises alérgicas severas em pessoas sensíveis. Ela estava no Shopping Jaraguá, no Jardim dos Manacás, quando começou a apresentar sintomas agudos e entrou em parada cardiorrespiratória.
Duas ambulâncias do Samu e uma viatura do Corpo de Bombeiros foram mobilizadas. As equipes realizaram manobras de ressuscitação por mais de 40 minutos na entrada do shopping, até que a adolescente foi estabilizada e intubada.
Após o atendimento inicial, Heloísa foi levada ao Hospital São Paulo, onde permaneceu em estado crítico na unidade de terapia intensiva. A morte foi confirmada na noite de segunda-feira.
O corpo da jovem foi sepultado na tarde desta terça-feira (18), no Cemitério Municipal de Nova Europa, cidade onde ela morava.
No dia do ocorrido, o Shopping Jaraguá divulgou uma nota informando que a adolescente recebeu atendimento imediato da equipe de brigadistas e bombeiros civis do centro comercial, que prestaram os primeiros socorros até a chegada das equipes do Samu.
“O Shopping Jaraguá Araraquara reforça que mantém equipes treinadas para agir em situações de emergência, priorizando sempre a segurança e o bem-estar de seus clientes, colaboradores e parceiros”, afirma o comunicado.




