Um adolescente, de 17 anos, foi apreendido na noite desta terça-feira (22) após fugir de uma abordagem da Guarda Civil Municipal (GCM) e colocar em risco estudantes e pedestres em Limeira (SP). O jovem estava em uma motocicleta e desobedeceu à ordem de parada dos agentes, iniciando uma fuga por diversos bairros da cidade.
De acordo com os GCMs que atenderam a ocorrência, o rapaz acelerou bruscamente ao avistar a viatura nas proximidades do centro comunitário do Jardim Piratininga. No momento da fuga, havia grande movimentação de alunos deixando a Escola Estadual Professor Antonio Perches Lordelo, o que elevou o risco de acidentes.
Durante o acompanhamento, o condutor passou por várias ruas em alta velocidade e entrou em vias na contramão, colocando em risco a segurança de terceiros. Ele foi abordado apenas na Rua das Palmeiras, na Vila Bragatto.
Ao ser questionado, o adolescente afirmou que havia comprado a moto de um desconhecido por R$ 16 mil. Ele também relatou estar com o braço direito imobilizado, com pinos, devido a uma cirurgia após uma queda de moto.
A motocicleta foi apreendida administrativamente, já que o escapamento estava com ruído de 102,2 decibéis — mais que o dobro do permitido por lei. A ação foi embasada na Lei Municipal 5.515/2015, conhecida como “Lei do Pancadão”.
O jovem foi encaminhado à Delegacia de Polícia, acompanhado da mãe. Após a oitiva, foi elaborado um Boletim de Ocorrência Circunstanciado, por ato infracional, análogo aos crimes de dirigir sem habilitação e desobediência. Ele foi liberado mediante termo de compromisso para apresentação futura ao Ministério Público.