A campanha “Criança Não Trabalha”, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (Smads), deu início a uma série de ações para combater o trabalho infantil em Piracicaba (SP). A equipe do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas) iniciou na quinta-feira (1º), a programação da campanha, realizando abordagens e distribuindo materiais informativos em comércios e bares da região.
As orientações e entregas de materiais informativos ocorreram na avenida Limeira, sendo que a programação se estenderá até o dia 7 de junho em pontos estratégicos da cidade, como a avenida Independência, Dr. Paulo de Moraes, avenida Nossa Senhora do Carmo, calçadão da Rua do Porto, rua Luiz de Queiroz e varejão da Paulista.
Os educadores sociais do Seas estão conscientizando os comerciantes e a população sobre a importância de identificar e denunciar casos de trabalho infantil. Priscila Morais, funcionária de um dos comércios abordados, elogiou a iniciativa e ressaltou a relevância de saber como agir em situações de trabalho infantil. Gabriel Souza, trabalhador de comércio, também destacou a importância de denunciar esses casos, considerando o ambiente perigoso em que ocorrem.
Nas próximas abordagens, profissionais da Comissão Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Trabalho Adolescente Irregular (Competi) se juntarão à equipe do Seas. Durante todo o mês de junho, a campanha “Criança Não Trabalha” promoverá diversas atividades de conscientização e discussão sobre o trabalho infantil, incluindo seminários, apresentações e entrevistas em rádios.