Nesta quarta-feira (3), uma rápida troca de informações entre os setores de inteligência das Guardas Civis Municipais de Cordeirópolis e Jundiaí permitiu à Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Piracicaba localizar e prender em flagrante um homem, de 26 anos, na cidade de Americana/SP. Ele é investigado por envolvimento em crimes de estelionato contra idosos (golpe do benzimento) e furtos qualificados a residências.
A prisão foi possível graças ao compartilhamento de dados de inteligência entre as corporações e à integração da GCM de Cordeirópolis com a DEIC, estabelecida por convênio.

Segundo as investigações, o preso e uma comparsa, que conseguiu fugir, haviam subtraído valores e cartões bancários de uma idosa em Jundiaí, utilizando os dados para compras fraudulentas superiores a R$ 19 mil, incluindo aparelhos eletrônicos como TVs e videogames. Parte dos bens foi recuperada no veículo abordado.
Após a prisão, os policiais se dirigiram à residência do indiciado em Limeira, onde já havia uma equipe da GCM de Limeira que também trabalhou na ocorrência. No local os agentes apreenderam drogas, balança de precisão e documentos relacionados ao crime, além de novos elementos que ligam a dupla a outras ações criminosas.
As apurações agora prosseguem para identificar ocorrências semelhantes em outras cidades, inclusive em Cordeirópolis, com o objetivo de responsabilizar os autores por possíveis crimes cometidos nos municípios paulistas.
“A cooperação entre as guardas municipais e a Polícia Civil tem produzido resultados relevantes na repressão qualificada ao crime. Essa integração entre a GCM de Cordeirópolis e a DEIC é um modelo de inteligência e agilidade no combate a crimes contra a população”, destacou o secretário de Segurança Pública de Cordeirópolis, Carlos Alberto Avi.
A GCM de Cordeirópolis reitera seu compromisso com a segurança da população, atuando de forma integrada e estratégica na prevenção e repressão aos crimes que afetam diretamente a vida do cidadão.




