Acontece neste sábado (8) um espetáculo planetário que ocorre a cada 13 meses. Trata-se da aproximação do planeta Júpiter, quando a Terra ficará entre o planeta e o sol na menor distância entre os dois planetas: 660 milhões de quilômetros. Para percorrer tal distância, Júpiter gasta aproximadamente 35 minutos. O evento assinala o início da melhor época para a observação do planeta, que se estenderá por mais quatro meses.
A partir deste sábado, “o rei dos planetas”, como Júpiter é conhecido, passa a ser o principal astro a ser focalizado pelos telescópios do Observatório Astronômico de Piracicaba Elias Salum (OAPES), órgão da Secretaria Municipal de Educação.
De acordo com o coordenador do Observatório, Nelson Travnik, o brilho do planeta aguça a curiosidade mesmo daqueles que não têm o hábito de olhar o céu. “As pessoas perguntam que ´estrela` brilhante é aquela que surge a leste, a partir das 20h na constelação da Virgem, com magnitude de -2,5. Nós informamos que na realidade é o planeta Júpiter, e que em seu interior gigantesco caberiam todos os outros planetas reunidos”, diz ele