Mais um limeirense caiu em um golpe e teve um prejuízo de R$ 4 mil, após passar sua senha por telefone e entregar o seu cartão de crédito a um suposto funcionário de uma operadora de cartões.
Segundo as informações do Boletim de Ocorrência, um operador de produção, de 51 anos, morador do Jardim Campo Belo, foi lesado na tarde de quinta-feira (4), após receber uma ligação em que o atendente dizia ser de uma central de cartões e com acesso a dados pessoais afirmava que o cartão estava clonado.
O golpista sugeriu que o homem ligasse ao 0800 que estava no verso do cartão. Entretanto, provavelmente o estelionatário “segurou a linha” em silêncio e esperou que o homem fizesse a tentativa de ligação. Se passando por um funcionário do 0800, a fim de supostamente “bloquear” o cartão, ele pediu a senha do mesmo e o homem a digitou. Em seguida, afirmou que um motoqueiro iria retirar o cartão para levar para verificação.
Horas mais tarde, o operador de máquinas decidiu consultar no aplicativo do banco se o bloqueio havia acontecido de fato. Ele então descobriu que um saque no valor de R$ 500 tinha sido efetuado de sua conta e várias compras no crédito somavam R$ 3.500.
Segundo informou ao registrar o boletim de ocorrência, ele tinha limite de apenas R$ 1.400, mas havia um crédito pré-aprovado que acabou sendo liberado ao desconhecido que levou seu cartão sem que ele autorizasse.
O golpe
As vítimas recebem um telefonema do fraudador se passando por um funcionário de seu banco ou de sua operadora do cartão de crédito. Esse suposto atendente informa que o cartão foi clonado e que precisa de algumas informações pessoais e do banco para cancelar as irregularidades e solicitar um novo cartão.
Assim, a pessoa é induzida a informar sua senha bancária. E por fim, o golpista pede que ela entregue o cartão cortado ao portador que será enviado à sua casa, neste caso, o motoboy.