Uma forte massa de ar frio de origem polar avança sobre o país durante a primeira semana de julho de 2019. Até o dia 8 de julho deve haver um resfriamento muito intenso, que ocorre poucas vezes durante um inverno. Segundo a Climatempo, muito provavelmente será a mais intensa de 2019 e talvez só tenhamos uma com esta força este ano.
O resfriamento desta massa de ar frio já começou a ser sentido ontem (1º) sobre o Sul do Brasil, mas só a partir desta quarta-feira (3), começa a se espalhar pelo país. O pico deve ser no final de semana.
A chegada desta massa polar confere com a previsão climática feita pela Climatempo de que o frio do inverno de 2019 ficará concentrado em julho. A previsão deste resfriamento extremamente forte na primeira semana de julho não muda a previsão de que o inverno de 2019 terá poucos eventos de frio e é sob a influência de um El Niño fraco.
Previsão de neve
Há fortes indicações de que poderemos ter precipitações sólidas de inverno no Sul do Brasil. Isto significa que podem ocorrer não só a neve em flocos, mas outros fenômenos como chuva congelante, chuva congela (queda de pedrinhas de gelo) chuva e neve ao mesmo tempo.
As simulações feita pelos modelos de previsão atmosférica GFS (Estados Unidos) e ECMWF (Europa) apontam para a combinação de frio intenso desde as camadas de ar próximas ao solo até níveis médios e altos da atmosfera, acima de 5000 metros, pressão do ar baixa e uma circulação de vento favorável a entrada de umidade sobre o Sul do Brasil, que são condições necessárias para a formação das precipitações de ar muito frio.
Se as condições forem confirmadas nos próximos dias, o mais provável é que a neve e outros fenômenos de precipitação de inverno ocorram entre a sexta-feira (5) e sábado (6) de julho em áreas de serra do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas não se descarta completamente a ampliação das áreas com possibilidade de ocorrência destes fenômenos.
Geada
Há possibilidade de geada para o interior de São Paulo. No sábado e no domingo, a temperatura deve cair em todo o estado, segundo a Climatempo. Em Limeira, no domingo a mínima deve ser de 3º e máxima não passa dos 17ºC e há possibilidade de geada.