Três Paróquias, que pertencem a Diocese de Limeira (SP), podem voltar a serem comunidades em breve. A informação partiu de fontes ligadas a igreja e devem ocorrer em breve.
Segundo o relato desta fonte, em uma reunião realizada com membros da Diocese, a discussão de transformar essas Paróquias em comunidades partiu da necessidade financeira. Acontece que para se manter uma igreja como paróquia, o custo financeiro é alto e elas não estariam conseguindo sustentar essa responsabilidade.
Além do fato que o número de padres que possam comandar essas igrejas está cada vez mais escasso, como foi relatado inicialmente por Dom Orlando, Administrador Apostólico da Diocese, que assumiu o lugar de Dom Vilson, por enquanto não existe previsão de novos padres então a solução é de fechar paróquias que já apresentavam com problemas.
As igrejas que podem vir a sofrer essa alteração, são a Paróquia de Santo Expedito em Limeira, A Quase Paróquia Santa Marta e Santa Paula em Leme (SP) e Paróquia Santa Teresinha, que fica em Nova Odessa (SP).
Um estudo será realizado e se comprovar realmente que essas igrejas não comportam a responsabilidade, elas voltaram a ser comunidades.
Como atualmente elas já são Paróquias, as comunidades que foram atribuídas em suas responsabilidades deverão ser realocadas em outras Paróquias existentes.