A Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, em parceria com as Olimpíadas Especiais do Brasil – Rota das Bandeiras, realizou na tarde de hoje (13), a segunda edição dos Jogos Locais de Ginástica Rítmica Adaptada. A iniciativa contou com a participação de 10 atletas locais e um atleta de Jundiaí. O evento ocorreu no Ginásio de Esportes Fortunato Lucato Neto, o Vô Lucato.
Para Angeli Polatto Boaventura, assessora de Departamento de Esporte e Lazer para Pessoas com Deficiência, o principal objetivo do evento é promover a ginástica rítmica adaptada, ofertando a possibilidade de competição entre esportistas de diferentes instituições que desenvolvem a modalidade com os seus alunos.
A competição teve a participação de atletas do Programa de Esportes Adaptados (Proesa) da pasta, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), a Associação de Reabilitação Infantil Limeirense (Aril) e o Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (Peama).
A competição foi realizada com esportistas de nível um, divididas em três grupos de acordo com a equiparação de habilidades apresentadas. As atletas premiadas receberam medalhas de 1º, 2º e 3º lugar de cada grupo. Os critérios avaliados foram dificuldades corporais, equilíbrio, salto, rotação, manejo dos aparelhos, visual e expressão da atleta, a elegância da apresentação, o percurso da coreografia e o ritmo. Os pontos obtidos podem garantir vaga de participação em outros torneios.
Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), e alunos da Emeief Limeira acompanharam as apresentações. Cerca de cinquenta pessoas estiveram presentes. Segundo Lucas Evangelista, coordenador da Secretaria de Educação, a decisão de levar os alunos é uma forma de incentivar as atletas. “Com a participação na competição podemos sensibilizar os alunos sobre a importância da prática esportiva inclusiva”, destacou.