Enquanto namorados de todo o Brasil correm para comprar presentes, os solteiros correm para os aplicativos de relacionamento e paquera. Esses serviços têm se popularizado entre os usuários brasileiros, tanto que 60% deles afirmam usar tais apps para conhecer novas pessoas. O mercado de relacionamentos online movimenta mais de $ 3 bilhões por ano nos Estados Unidos e o Brasil é o segundo maior mercado segundo o Match Group, empresa dona de aplicativos como o Tinder e o Happn.
O Dia dos Namorados, nesta quarta (12), é uma das datas de maior movimentação para os aplicativos no Brasil, chegando a ter 3 vezes mais registros de novos usuários diz o brasileiro Thiago Amarante, cofundador de um desses serviços. “Quem está solteiro não quer passar o dia sozinho. Eles buscam um ‘date’ para a data, um parceiro ou parceira para sair”.
Prova disso é o serviço de relacionamento chamado Messenger Match, que nos últimos dias registrou mais de 100 mil novos usuários, trocando mais de 2 milhões de mensagens no período. Criado pelo brasileiro, Thiago Amarante, o cupido virtual, apelidado de MM, já conta com mais de 1 milhão de usuários, funciona dentro do Facebook Messenger, e permite conhecer pessoas na cidade. Por meio do bate-papo, pessoas com interesses em comum são apresentados de forma similar ao famoso Tinder. O usuário, então, terá a opção de “Curtir” ou passar. Nesse momento o MM faz o papel de cupido, apresentando a pessoa interessada para a pessoa curtida, caso a outra pessoa corresponda, ambos serão notificados e poderão conversar.
Em campanha para o Dia dos Namorados, o serviço abriu seus “Superpoderes”, funcionalidade que somente usuários pagantes tinham acesso, para todos os usuários durante o mês de junho. Com os Superpoderes, os usuários aumentam em até 40% as chances de match, a ação tem o objetivo de incentivar os participantes a encontrar um “mozão” para a comemoração do dia mais romântico do ano e para perpetuar o “clima de romance” no jogo.
Brasil em primeiro lugar
De acordo com dados do próprio Messenger Match, o Brasil lidera o primeiro lugar em número de usuários, seguido por Estados Unidos, Portugal e Índia. Os brasileiros estão acima da média mundial de tempo gasto por dia no app e na quantidade de “matches” – as conversas entre usuários só ocorrem quando a pessoa curtida dá match.
Nos últimos meses já foram registrados mais de 550 mil novos usuários e mais de 100 mil “matches”, dos quais 70% foram somente no Brasil. Os brasileiros conseguem 10% mais de combinações que o restante dos países, em média.
Paulistas lideram em número de matches
Quanto ao número de matches dentro do MM, os paulistas têm ainda mais matches do que os cariocas: são 40% em São Paulo, seguidos por 13% Rio de Janeiro, 12% em Minas Gerais e 9% no Rio Grande do Sul. São Paulo também ganha em número de usuários com 25% de toda a base dos participantes brasileiros.
Como usar
Para começar a usar o MM, não é preciso baixar nenhum app adicional, pois ele roda dentro do Facebook Messenger. Basta acessar www.oimm.com br ou buscar por “Messenger Match” no bate-papo da rede social. O cadastro é simples e gratuito