Pedestres que transitam pela região da rotatória do Enxuto estão insatisfeitos com o resultado da semaforização da região, na Rodovia Deputado Laércio Corte (SP-147), que liga Limeira a Piracicaba. Os semáforos começaram a operar em fevereiro deste ano, mas não agradam a todos que passam a pé pelo local.
O motivo que deixa alguns pedestres descontentes é o aumento na dificuldade de atravessar e até uma sensação de perigo ainda maior ao cruzar a via, pois os carros deixaram de priorizar os pedestres. Usuários reclamam que alguns trechos não estariam abrindo e fechando como o esperado, como é o caso do ponto onde cruza a rodovia que segue no sentido para Piracicaba, em frente ao Colégio Técnico de Limeira (Cotil).
Um leitor do Rápido no Ar relata que seu filho, de 17 anos, atravessa o local todos os dias, pois é estudante do Cotil. Assim como o adolescente, diversos outros estudantes de várias idades passam pela pista diariamente para se deslocar até os bairros ou às lanchonetes instaladas naquela região. Eles enfrentam o trânsito intenso e perigoso no trecho, sem a certeza de que o semáforo funciona adequadamente.
A situação fica ainda pior quando idosos e pessoas com crianças tentam atravessar, já que com a mobilidade reduzida, o tempo necessário para a travessia é mais longo. A equipe do Rápido no Ar presenciou situações em que pedestres se arriscavam pelo trânsito.
O Rápido no Ar procurou a Secretaria de Mobilidade Urbana para esclarecer a respeito do funcionamento dos equipamentos e de testes que comprovassem a eficácia do sistema para os pedestres.
Segundo nota enviada pela Secretaria de Comunicação, a etapa de testes já foi finalizada e ajustes finos teriam sido realizados à época. Portanto, a pasta se comprometeu a enviar um técnico ao local para checar os aparelhos e apontar ajustes necessários.
FOTOS: Veloz