A coleta de lixo de Limeira conquistou índice de satisfação considerado de excelência pelos Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos (INDSAT). Os dados referem-se aos levantamentos realizados no 4º trimestre de 2018. De acordo com a pesquisa, 94% dos entrevistados disseram que a coleta de lixo está ótima ou boa. O serviço, prestado pela Tecipar, alcançou 839 pontos – índice mais alto entre os 36 municípios pesquisados. Segundo o estudo, foram entrevistadas em cada cidade 400 pessoas. “Os pontos atingidos por Limeira refletem o excelente trabalho da Prefeitura, em parceira com a Tecipar, em relação à gestão e gerenciamento dos resíduos, atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos”, salientou a chefe da Divisão de Resíduos Sólidos, engenheira Isabela Giacon Pitton.
O grau de excelência é atribuído aos segmentos que conseguem índices acima de 800 pontos. A coleta de lixo no município abrange 100% da área urbana. Realizado de segunda a sábado, o serviço coleta cerca de 200 toneladas/dia de resíduos domiciliares que são destinados ao Aterro Sanitário Municipal. “A atual gestão continuará unindo esforços para aperfeiçoar cada vez mais este serviço”, destacou o prefeito Mario Botion.
Cordeirópolis, Indaiatuba, Rio Claro e Conchal também obtiveram pontuação superior a 800 pontos.
SOBRE A PESQUISA
O instituto realiza pesquisas trimestrais para calcular o grau de satisfação em relação aos serviços públicos. Para obter o índice de satisfação, é utilizada uma metodologia exclusiva de classificação baseada nos critérios de ótimo, bom, regular, ruim e péssimo. Ao final do estudo, é elaborado o ranking das melhores áreas avaliadas nas cidades.
São analisados os índices de satisfação de 16 serviços públicos nos municípios, abrangendo as 10 maiores cidades do estado de São Paulo, 12 municípios da Região de Piracicaba e as 15 maiores cidades da Região Metropolitana de Campinas.