O corpo do limeirense Rykelmo de Souza Viana, de 16 anos, vítima da tragédia no Centro de Treinamento Ninho do Urubu, do Flamengo, no Rio de Janeiro, será enterrado nesta segunda-feira (11), às 13h, no Cemitério Parque, em Limeira (SP). O velório deve começar por volta das 22h deste domingo (10), com uma cerimonia fechada somente a família e depois deve ser aberta ao público.
Familiares dos atletas estavam deste sexta-feira (8) na cidade fluminense, onde acompanharam os procedimentos no Instituto Médico Legal (IML). O Corpo foi reconhecido na noite de sábado e liberado para a família.
O adolescente é natural de Limeira e sua família mora no Cecap. Ele iniciou sua carreira no futebol com o técnico Marcelo Gomes, na escolinha do Clube Atlético Paulistano, aqui de Limeira. Tinha seis anos na época.
Segundo o professor, desde o início era visível que se tornaria um jogador de destaque. “Ele era realmente diferenciado. Só no bater na bola a gente já sentia que ele iria longe. Não deu outra”, lembrou.
Jogou no Sub-11 do Independente, sob o comando do técnico Laudenir Lopes. Começou a ganhar corpo, força física e visão de jogo. Chegou com o Galo até as semifinais do Campeonato Paulista.
O jovem tinha um carinho todo especial por Marcelo Gomes, tanto é verdade, que o treinador o levou para um período de testes no Grêmio após brilhar pelo tricolor gaúcho em uma Copa Gazeta. Mas ele não ficou.
Retornou a Limeira. Gomes não desistiu do talentoso garoto e então arrumou um teste na Portuguesa Santista. O volante se adaptou e jogou muito bem na baixada.
A vida de Rykelmo começou a mudar no Sub-13. Marcelo Gomes, que na época trabalhava pelo São Paulo, ligou para o amigo Sérgio Guerreiro, um olheiro do Flamengo.
“Falei para o Sérgio que tinha um menino de 13 anos na Portuguesa Santista que era diferenciado e que poderia tranquilamente jogar no Flamengo. O Sérgio confia muito em mim e veio especialmente para ver o limeirense. Não deu outra, o convite foi feito e Rykelmo se mudou para o Rio de Janeiro”, lembrou.
Pelo Sub-16, Rykelmo, que era chamado pelos amigos de Bolívia, participou da conquista do 8º Hamdan International Football Championship, disputado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Na final, o Flamengo derrotou o Real Madrid, nos pênaltis, por 4 a 2, após empate por 1 a 1, no tempo normal. Vale lembrar que nas semifinais, o time carioca, comandado pelo técnico Ramon Lima, atropelou o Borussia Dortmund por 8 a 2.
Rykelmo era quieto, humilde, disciplinado e muito querido pelos amigos. Seu pai, Lopes, um barbeiro muito conhecido no bairro do Cecap, e tem grande orgulho da carreira do filho.
Matéria atualizada às 10h40 desta segunda-feira (11) para alteração de informação.