Pioneiro e inovador no mundo dos compactos, o Volkswagen Fox completa 15 anos e acaba de superar a marca de 2 milhões de unidades na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Lançado em 2003, o modelo segue entre os carros mais vendidos da marca no Brasil, com aproximadamente 35.000 unidades emplacadas em 2018. Somente no mês passado, foram comercializadas 3.800 unidades do Fox, um aumento de 23% em relação a Outubro de 2017. Atualmente, é comercializado em duas versões: Connect e Xtreme, que têm como destaques a conectividade e os recursos de tecnologia exclusivos na categoria.
Além de abastecer o mercado interno, o Fox também é comercializado na Argentina e na Colômbia entre outros países da América Latina. De janeiro a outubro de 2018 foram exportadas aproximadamente 3.500 mil unidades do modelo. Desde seu lançamento, as exportações do veículo já chegam a quase meio milhão de unidades, muitas delas enviadas para países da Europa. O compacto, inteiramente desenvolvido e produzido pela Volkswagen do Brasil, foi apresentado oficialmente ao mercado europeu no 15º Salão do Automóvel de Leipzig, na Alemanha, em 2005, como principal novidade do estande do Grupo Volkswagen. O carro foi apresentado como um compacto direcionado à nova geração urbana. O programa de exportação do modelo à Europa foi encerrado em julho de 2011, com mais de 305.500 unidades exportadas.
“O ano de 2018 marca a retomada positiva da Volkswagen no Brasil que tem sido a marca que mais ganha em participação de mercado. Foram mais de 3 pontos percentuais em Outubro de 2018 em relação ao mesmo mês em 2017, chegando a 15,2% de market share, como resultado da estratégia Nova Volkswagen, que prevê o lançamento de 20 novos modelos até 2020. Com modelos como o Fox, a Volkswagen já contava com uma grande participação nos segmentos de volume, com 70%, e agora, somados à nova ofensiva de produtos, chegaremos a 92%”, destaca Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina.
Conceito inovador
Desenvolvido no Brasil, e por brasileiros, o Fox inaugurou no País o conceito “Design Around the Passengers” (desenvolvido ao redor dos passageiros), proporcionando o melhor espaço interno, conforto e funcionalidade.
Desde seu lançamento, o hatch já trazia dois motores Total Flex, ambos da família EA111: 1.0 e 1.6. Aliás, foi o primeiro modelo no mercado nacional a ter motor 1.0 Total Flex. O Fox modificou conceitos estabelecidos e introduziu no país a arquitetura high roof (teto alto), que privilegia a altura elevada em relação aos outros veículos, proporcionando melhor visibilidade e maior espaço interno. Outros diferenciais do hatch são a ergonomia e a funcionalidade de seu interior.
Continua depois da Publicidade
Fox Connect e Fox Xtreme
Reconhecido por sua versatilidade, conforto e sensação de bem-estar aos ocupantes, robustez e inovação, em setembro de 2017, o Fox passou a ser oferecido no mercado nacional em duas versões inéditas: Connect e Xtreme. Com apelo jovial, design diferenciado e excelente conteúdo, os modelos são “completos” de série e com os mais avançados recursos de conectividade e tecnologias exclusivas no segmento.
Os modelos fazem parte da nova estratégia de hatches que a Volkswagen passa a ter no Brasil, na qual a meta é simplificar a complexidade da oferta de versões no portfólio, aumentando ainda mais a competitividade dos modelos da marca no País.
O Fox Connect e o Fox Xtreme são oferecidos com o consagrado motor 1.6 MSI de até 104 cv. A versão Connect pode ser equipada com câmbio manual de cinco marchas ou com transmissão I-Motion, de trocas de forma automática. O Fox Xtreme, por contar com apelo mais aventureiro, está disponível exclusivamente com o câmbio manual de cinco marchas.