O secretário de Saúde de Limeira, Vitor Santos, informou que 38 médicos cubanos do Programa Mais Médicos, do Governo Federal, deixaram de atender nas Unidades Básicas de Saúde do município. Na semana passada (14), o governo Cubano anunciou o encerramento da participação no Programa, como foi mostrado aqui no Rápido no Ar.
Vitor Santos destacou que a pasta já está trabalhando no remanejamento de nove médicos brasileiros que continuarão no Programa Mais Médicos e de outros 18 profissionais que atuam na Atenção Básica como clínico geral. “A decisão unilateral do governo cubano de sair do Programa nos obrigou a adotar medidas para garantir o atendimento com recursos humanos próprios, até que o Governo Federal selecione novos médicos para ocupar essas vagas”, disse o secretário.
Além do remanejamento, Vitor Santos ressaltou que o Ministério da Saúde publicou ontem (20) no “Diário Oficial da União” um edital com cerca de 8,5 mil vagas para o programa Mais Médicos. As vagas são para profissionais brasileiros e estrangeiros que tenham registro no Conselho Regional de Medicina do Brasil. Para as vagas remanescentes, o secretário observou que no dia 27 o Ministério da Saúde lançará um segundo edital, voltado a brasileiros formados no exterior e estrangeiros. “Esperamos que até o começo de dezembro já tenhamos a contratação de novos médicos do Programa”, frisou.