A Guarda Municipal de Americana prendeu, na madrugada desta sexta-feira (26), um homem suspeito de participação no golpe do falso sequestro aplicado contra um casal de idosos. A ação resultou na recuperação de R$ 42,7 mil em dinheiro e joias entregues pelas vítimas durante a extorsão.
Segundo a corporação, a ocorrência teve início após o Centro de Segurança e Inteligência (CSI), por meio da Muralha Digital, identificar a entrada em Americana de um VW Gol branco suspeito de envolvimento no crime. Com as informações, equipes da Guarda Municipal montaram um cerco nos principais acessos da cidade.
O veículo foi localizado deixando o município pela Rodovia Luiz de Queiroz (SP-304), quando teve início o acompanhamento. A abordagem ocorreu no km 123 da rodovia.
Durante a vistoria, os guardas encontraram R$ 4 mil em dinheiro e diversas joias. Questionado, o motorista não soube informar a origem dos bens.
Enquanto a ocorrência era atendida, o CSI recebeu contato de uma familiar das vítimas informando que um casal de idosos, de 86 e 90 anos, havia sido alvo do golpe do falso sequestro. Os criminosos telefonaram afirmando que estavam com o filho e a nora do casal e exigiram dinheiro para libertá-los. Sob forte pressão psicológica, as vítimas foram orientadas a deixar dinheiro e joias em um ponto indicado pelos golpistas.
Após a confirmação dos fatos e o reconhecimento dos bens pelas vítimas, o homem, de 40 anos, foi preso em flagrante e encaminhado à Central de Polícia Judiciária (CPJ).
A autoridade policial ratificou a prisão pelo crime de extorsão mediante restrição da liberdade da vítima. O suspeito permaneceu à disposição da Justiça.
Ao todo, foram recuperados R$ 4 mil em dinheiro e joias avaliadas em aproximadamente R$ 38,7 mil, que serão devolvidos ao casal de idosos.




