A tradicional cerimônia do Setsubun, nome em japonês significa “divisão das estações” é um ritual bastante popular no Japão. O evento é levado muito a sério pelos japoneses. Ele acontece todos os anos com a chegada da primavera, e conta com a participação de centenas de pessoas que se reúnem nos templos. A cerimônia é celebrada pelos monges com o auxílio de dezenas de pessoas.
Durante horas muitos aguardam na fila o início do evento. Nos templos, os monges rezam a sutra de lótus diante do altar, e todos aguardam o momento do Mame Maki – celebração que faz parte do Setsubun. Mame Maki que significa, atirar feijão.
O ritual é praticado em todo território japonês há séculos. Nas escolas, por exemplo, os professores se vestem de demônios, e as crianças atiram os grãos de soja. Nas empresas e nas residências das famílias japonesas não é diferente. A prática tem uma explicação, os japoneses acreditam que jogando os grãos de soja torrados, eles conseguem eliminar tudo o que havia de ruim, de azar, inveja e qualquer situação negativa, e desta forma, podem entram na primavera limpos, com sorte, e livres de qualquer espírito obscuro.
A nossa correspondente em Yokohama, no Japão, Anna Nagamitsu vai mostrar detalhes desta cerimônia. Assista todos os detalhes aqui no Rápido no Ar.