A Polícia Civil de São Paulo, Capital, por meio do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), realizou nesta terça-feira (9) uma operação contra a falsificação de figurinhas, álbuns e material esportivo relacionados à Copa do Mundo de 2026, a qual resultou em mais de 50 mil figurinhas e álbuns falsificados.
A ação ocorreu em centros de comércio popular, localizados nos bairros do Brás e do Canindé, no centro de São Paulo. Coordenada pela 1ª Delegacia da Divisão de Investigações Gerais (DIG), especializada no combate à pirataria, a operação resultou também na apreensão de 1.039 camisetas da seleção brasileira.

As fiscalizações ocorreram em estabelecimentos localizados na avenida Rangel Pestana, no Brás, e nas ruas Vautier e Alexandrino Pedroso, no Canindé. Quatro pessoas flagradas nos locais vão responder por crime contra a propriedade industrial. Todo o material apreendido será submetido à perícia.
Cuidado na hora das compras
O delegado titular da 1ª DIG, Wagner Carrasco, alerta o consumidor sobre os cuidados necessários ao adquirir esses tipos de produtos.
“É importante verificar a qualidade do item, a procedência e a confiabilidade do estabelecimento onde ele está sendo comercializado, além de observar possíveis disparidades de preço. Quando o valor é muito inferior ao praticado no mercado, há indícios de que se trata de um produto falsificado”, explica o delegado.
Aumento das fiscalizações
As equipes intensificaram o combate à comercialização de produtos pirateados em razão da proximidade do início da Copa do Mundo, período em que aumenta a procura por itens ligados à competição esportiva.
Em 28 de maio, os agentes do Deic apreenderam cerca de 85 mil álbuns e figurinhas da Copa, além de duas mil camisas de seleções falsificadas em lojas no centro da capital. Na ocasião, cinco pessoas foram presas em flagrante com base na Lei Geral do Esporte. Saiba mais aqui.




