Na última sexta-feira (6) foi realizada uma visita técnica ao Centro de Oncologia de Limeira (SP), o (COL). O novo acelerador linear, equipamento usado para o tratamento de radioterapia já está instalado e deve dobrar a capacidade de atendimento dos pacientes com câncer.
Um novo prédio (bunker) foi construído exclusivamente para abrigar o maquinário que é de última geração. O investimento total chega a R$ 9 milhões e foi possível após o trabalho do deputado Miguel Lombardi (PR) em Brasília (DF).
ASSISTA!
Atualmente existem 80 cidades brasileiras que buscam receber este equipamento por meio do programa de expansão da radioterapia do Ministério da Saúde. Limeira é o sexto município a ser contemplado. Só existem 283 aparelhos como esse no país. Assim que entrar em operação a expectativa dos gestores do COL é dobrar a capacidade de atendimento e reduzir expressivamente a fila de espera. Hoje a unidade atende 80 pessoas por dia. Os técnicos acreditam que poderão atender 160 pacientes.
Uma outra notícia importante para os pacientes que lutam contra o câncer foi que o setor de quimioterapia também recebeu investimentos, só que do setor privado. O valor de R$ 650 mil serviu para construção do novo espaço no piso superior que vai atender com melhor qualidade os pacientes.