Nesta quarta-feira (4), foi lançado pelo governo paulista o Festival de Sopas no Bom Prato, com presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Gilberto Nascimento, em evento na unidade Paraisópolis, na capital.
A novidade será mantida no período do inverno, até dia 31 de agosto, quando serão servidas 300 refeições, por R$ 1, de segunda à sexta-feira, a partir das 17h. O cardápio do dia no lançamento foi de caldo de feijão, composto por feijão carioquinha, macarrão argolinha, cenoura, bacon e carne, além do pão francês.
Segundo o secretário Gilberto Nascimento, é prioridade do governo de São Paulo garantir a segurança alimentar da população. “O Festival de Sopas no Bom Prato se inicia como um apoio nutricional e calórico para população em vulnerabilidade social, no período de inverno, época do ano em que é preciso de energia extra para aquecer o corpo”, destaca.
Cada dia terá um cardápio diferenciado, incluindo sopa de feijão, sopa de mandioca, caldo verde, sopa de legumes, sopa de legumes com macarrão, canja e sopa de abóbora. As sopas terão em média 350 calorias em porções de 300 ml, acompanhadas de um pão francês.
“Eu faço 1,2 mil pratos por dia, é muito gratificante. Ver o povo elogiando a minha comida”, conta a cozinheira Verônica Souza, funcionária da unidade Bom Prato de Paraisópolis.
Das 53 unidades do Bom Prato, 18 participarão do festival. São elas: Brás, Brasilândia, Capão Redondo, Grajaú, Guarulhos, Itaquera, Jundiaí, Lapa, Limão, Limeira, Paraisópolis, Rio Claro, Santo Amaro, São Mateus, Taboão da Serra, Taubaté, Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha. A escolha dos restaurantes segue critérios técnicos, entre eles, demanda do local.