A Secretaria de Saúde de Campinas confirmou o terceiro óbito por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) causada pelo vírus Influenza neste ano. A vítima é uma idosa de 97 anos, com comorbidades, que não havia recebido a vacina contra a gripe em 2026.
De acordo com a pasta, o município contabiliza, desde janeiro, 32 casos e três mortes por SRAG associada à influenza. O óbito mais recente ocorreu em 3 de abril.
Os dados também mostram o impacto da doença em anos anteriores. Em 2025, Campinas registrou 552 casos da síndrome e 67 mortes. A maioria das vítimas não estava vacinada. Entre os que haviam recebido o imunizante, parte ainda não estava com a proteção completa no momento da infecção.
A Secretaria destaca ainda que a maior parte dos casos graves envolve pessoas com doenças preexistentes, consideradas grupo de risco para complicações da gripe.
Vacinação segue disponível
A campanha de vacinação contra a gripe segue em andamento nos Centros de Saúde da cidade até o dia 30 de maio. A dose é aplicada sem necessidade de agendamento, mediante apresentação de documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação.
Neste ano, o imunizante protege contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B, e pode ser administrado junto a outras vacinas do Calendário Nacional.
A vacinação ocorre em todas as unidades, com exceção do Centro de Saúde Centro, onde a aplicação é realizada na Paróquia Divino Salvador.
Cobertura e público-alvo
Até 14 de abril, foram aplicadas 71.957 doses da vacina em Campinas. Deste total, 52.496 foram destinadas aos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como crianças pequenas, idosos e gestantes.
A cobertura vacinal ainda está abaixo da meta de 90%:
- Crianças: 7,36%
- Idosos: 20,56%
- Gestantes: 17,23%
Também fazem parte do público prioritário pessoas com doenças crônicas, profissionais de saúde e educação, forças de segurança, caminhoneiros, entre outros grupos.




