Rivalidade pura em campo. Nervos à flor da pele. Nunca um duelo entre XV de Piracicaba e Internacional será um jogo comum. E hoje, às 18h, no Barão da Serra Negra, mais ainda. Em jogo está o G-8 do Campeonato Paulista da Série A-2.
O XV está exatamente em 8º lugar e tem dois pontos a mais do que a rival, que se encontra na 10ª posição. Na cabeça dos quinzistas é a chance de se vingar do Leão, que subiu para o Paulistão de 2019 em pleno Barão, frustrando milhares de torcedores. Até hoje essa vitória nos pênaltis, com um gol de Oliveira, está entalada na garganta dos piracicabanos.
Para aumentar ainda mais a gana pela vingança, a Inter venceu o último duelo em Piracicaba. Placar de 1 a 0, pela Série D do Campeonato Brasileiro de 2023, gol marcado por Matheusinho.
O XV sabe que se vencer esta noite, complicará e muito a vida da Internacional. A chance de classificação do Leão seria bastante reduzida, pois na sequência seriam apenas mais três rodadas.
Um empate seria visto como um bom resultado, pois manteria a Inter com chances de classificação. Nesse caso, teria que ser perfeita na reta final, onde receberá Osasco e Juventus e jogará em Sertãozinho.
Agora se vencer no Barão, a Inter ficaria bonita no pedaço, pois ultrapassaria o XV e entraria no G-8, passando a depender apenas de suas forças para disputar o cobiçado quadrangular da segunda fase.
Vale lembrar também, que se a Inter triunfar hoje, encerraria uma sequência de oito jogos sem vitória como visitante – são quatro empates e quatro derrotas.
Mas para essa verdadeira decisão, o técnico Waguinho Dias perdeu dois titulares. O lateral-esquerdo Mário Henrique e o volante Lucas Buchecha receberam o terceiro cartão amarelo no empate sem gols contra o Grêmio Prudente e ficam de fora.
Durante a semana, Waguinho recebeu mais dois reforços. São eles o meia Romarinho, de 31 anos, que estava no Centro Oeste/GO e o centroavante Zé Eduardo, de 26, que vem do Marcílio Dias.
Pela primeira vez o treinador não revelou a formação inicial, isso porque tem dúvidas. Na ala-esquerda o natural é que entre Nasson. Mas o professor testou Eduardo Porto na posição, com Breno Santos na ala-direita.
No meio de campo, Emerson Santos terá a compahia de Luiz Guilherme, que volta a ser titular. Na armação, Romarinho, que vinha disputando o Campeonato Goiano, pode iniciar como titular na vaga de Claudinho.
O ataque tende a ser o mesmo do jogo em Presidente Prudente, com Marquinhos Brazion, Miguel Bianconi e Vitor Leque. Waguinho chegou a ensaiar a volta de Rafael Oller ao time titular.

Confrontos
No total são 61 confrontos entre os rivais. A Inter tem 15 vitórias, o XV 28 e foram 18 empates. O Leão marcou 65 gols e sofreu 82.
Em Piracicaba são 30 encontros, com apenas quatro vitórias leoninas, dez empates e 16 vitórias dos mandantes. O alvinegro limeirense marcou 26 gols e sofreu 43.
As quatro vitórias leoninas no Barão foram registradas em 06/07/1980, com o placar de 2 a 1, pelo Paulisrtão, com dois gols de Izidoro; 5 a 0 em 01/05/1996, pela Série A-2, gols de Valmir, Lisandro, Piá (2) e um contra; 1 a 0, em 12/03/2006, pela Série A-2, gol do zagueiro Alex Pinho e também por 1 a 0, em 24/06/2023, pela Série D do Brasileiro, gol do atacante Matheusinho.
A 12ª rodada da Série A-2 terá hoje também: às 10h – Juventus x São Bento, Linense x Grêmio Prudente e Santo André x São José; 16h – Osasco x Votuporanguense e 18h – Ferroviária x Monte Azul.
XV de Piracicaba x Internacional
XV de Piracicaba – Filipe Costa; Marlon, Balardin, Almir Luan e João Victor; Gustavo Hebling, Carlos Manuel, Matheus Carvalho e Léo Santos; David Ribeiro e Paulo Marcelo. Técnico – Fernando Marchiori.
Internacional – Saulo; Eduardo Porto, Frazan, Lucas Santos e Nasson (Breno Santos); Emerson Santos, Luiz Guilherme e Claudinho (Romarinho); Marquinhos Brazion, Miguel Bianconi e Vitor Leque (Rafael Olller). Técnico – Waguinho Dias.
Árbitro – Gabriel Henrique Meira Bispo
Assistentes – Bruno Silva de Jesus e Risser Jarussi Corrêa
Local – Barão da Serra Negra, às 18h.
A Inter não vence como visitante há 8 jogos:
0 x 0 Goiatuba
0 x 1 Comercial
0 x 2 Barra
1 x 1 Monte Azul
1 x 2 Ferroviária
1 x 1 São José
1 x 2 Ituano
0 x 0 Grêmio Prudente
XV de Piracicaba em casa:
3 x 4 Sertãozinho
0 x 0 Água Santa
1 x 1 Osasco
2 x 0 Monte Azul
0 x 3 São José
0 x 1 Ituano




