A inauguração do Quarto Distrito Policial ocorreu na manhã desta quinta-feira (22), com a presença de autoridades policiais, políticas e convidados. A unidade está situada na rotatória da Taba do Brasil, na Avenida Costa e Silva, no Jardim Glória, em Limeira.
A instalação do espaço público é uma antiga reivindicação de comerciantes da região, em razão de o local ser considerado um ponto estratégico do setor de joias folheadas e semijoias. Durante o evento, o secretário executivo de Segurança do Estado de São Paulo, Paulo Maurício Maculevicius, destacou que 400 novas viaturas e mais de 1,1 mil profissionais foram formados e alocados no Estado nos últimos três anos. “Esse processo de entrega de equipamentos é contínuo e espero trazer em breve boas notícias aqui pra região”, avaliou.
O delegado-geral da Polícia Civil, Artur Dian, lembrou que foram designados 400 policiais civis para trabalhar nas regiões de Campinas e Piracicaba a partir desta semana e que, mesmo assim, não é suficiente. “A falta de efetivo foi um problema que a gente enfrentou no início da gestão. Temos um déficit, mas hoje estamos ganhando com a recomposição do efetivo”, mencionou.
O prédio do Quarto Distrito Policial foi construído há mais de 15 anos e não estava sendo utilizado em gestões passadas. Foi então que a Prefeitura de Limeira realizou uma parceria com o Estado para transferir a unidade da Cecap para o Jardim Glória. “Foi uma parceria que envolveu a Prefeitura de Limeira, o Estado e empresários da Avenida Costa e Silva para realizar esse sonho. A segurança pública ganha muito com isso”, disse o prefeito Murilo Félix.
Um dos voluntários que ajudou a custear a reforma e ampliação do espaço foi o empresário Caio Gazin, que agora se sente mais aliviado. “Com a circulação de viaturas por aqui, a cidade ganha e a população também. É uma parceria público-privada que rende bons frutos”, analisou.
“A demanda aqui nessa região é muito grande, em razão disso houve a necessidade de trazer uma unidade para coibir qualquer tipo de violência”, lembrou Antônio Luís Tuckumantel, delegado seccional de Limeira.
“A gente está muito feliz com essa unidade. É um ganho muito grande para essa região, que é carente em segurança pública”, encerrou o delegado Manfrini Alcântara, responsável pelo distrito inaugurado.
O delegado Kleber Altale, comandante do Deinter 9, também acompanhou a cerimônia, além de todo o efetivo da Polícia Civil, representantes da Polícia Militar, da Guarda Civil Municipal, do Corpo de Bombeiros e vereadores.



