A Prefeitura Municipal de São Pedro (SP) inaugurou, na última segunda-feira (15), o primeiro Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal no município. O evento de inauguração do serviço, que é inédito, foi realizado no prédio do Poupatempo, onde funcionará o novo serviço, e contou com a presença de diversas autoridades públicas.
A partir de agora, em um ponto de autoatendimento, os cidadãos poderão acessar, sob orientação e de maneira virtual, diversos tipos de serviços, como emissão, inscrição e regularização de CPF, cópia de declarações e comprovantes, consultas de pendências fiscais e cadastrais, emissão de DARF e GPS, entre outros serviços.
Presente na cerimônia, o delegado titular da Receita Federal em Piracicaba, Antônio José Furlan, destacou o impacto da iniciativa para trazer mais inclusão e cidadania fiscal. “A Receita administra 25 municípios na nossa região, e a abertura de mais um PAV é um avanço importante para aproximar nossos serviços do cidadão.
Com isso, a Prefeitura de São Pedro demonstra grande compromisso ao investir em inovação, tecnologia e facilidade do acesso”, afirmou. Para o prefeito de São Pedro, Thiago Silva, o PAV trará uma série de benefícios, principalmente aos idosos, hipossuficientes e pessoas em situação de vulnerabilidade social.
“O cidadão não terá mais a necessidade de se deslocar até Piracicaba para acessar os serviços da Receita Federal, o que representa uma economia
financeira e de tempo também”, disse. Também estiveram presentes no evento de inauguração o delegado adjunto da Receita Federal em Piracicaba, Marcos Vinícius Beltrame; o coordenador do Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), Danilo Dihel, além dos vereadores Adriano Vitor, Albino
Antunes (Índio), Aldo Alves da Silva (Enfermeiro Aldo), Cristiano Duarte Neto (Cri Duarte), Daniel José Sepulvida, José Cláudio de Oliveira Ramos (Claudinho), José Henrique dos Santos Pereira (Zé Henrique Correria), José Roberto de Moura (Dudu), Luciano Mazzonetto (Doutor Luciano), Ondina Daniel (Dona Ondina), Carlos Eduardo Oliveira (Du Sorocaba) e Roberson Pedrosa de Oliveira (Robinho).
Serviços oferecidos no PAV
– Abrir conta Gov.br e elevar o nível;
– Inscrever, alterar ou regularizar CPF;
– Protocolar pedidos de atualização e regularização de CPF não
conclusivo na internet;
– Emissão de comprovante de inscrição e situação cadastral de
CPF;
– Na modalidade de auto atendimento orientado – AAO, no portal e-
CAC do contribuinte: consultar pendências fiscais e emissão de
DARF ou GPS / cópia de declaração – imposto de renda PF e
imóvel rural (ITR)
– Recebimento de declaração de imposto de renda pessoa física,
cujo limite máximo de 5 retificadoras foi atingido no sistema;
– Outras orientações relativas a serviços prestados pela receita
federal, e disponíveis na internet.
Serviços não oferecidos no PAV
– Pedido de restituição/reembolso – PERDCOMP;
– Cálculo de DARF ou GPS para pagamento;
– Receber ofícios e correspondências endereçados à Receita
Federal;
– Atendimento a empresas que não sejam MEI;
– Preenchimento de procuração eletrônica;
– Procedimento para regularização de obra de construção civil;
– Realização de parcelamento de qualquer natureza.
Serviço: PAV Receita Federal
Local: Poupatempo
Endereço: Avenida dos Imigrantes, 688 – Vale do Sol, São Pedro
Horários de atendimento: segunda à sexta, das 9h às 17h / sábado,
das 9h às 13h.




