A Câmara Municipal de Limeira alcançou 91,98% de conformidade no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP) e garantiu, pelo segundo ano consecutivo, o Selo Ouro de boas práticas em transparência. O índice está bem acima da média nacional de 66,60% e da média estadual, mantendo o Legislativo limeirense entre os mais bem avaliados do país.
A certificação foi divulgada na sexta-feira (5) pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com base em auditoria realizada no portal de transparência da Casa. A avaliação integra o Radar da Transparência Pública, que analisou 10.072 portais de órgãos públicos em todo o país.
Entre os 1.204 portais avaliados no estado de São Paulo, apenas 256 receberam certificações — o que representa 21% dos órgãos públicos estaduais e municipais. A Câmara de Limeira figura entre os que atendem 100% dos critérios essenciais e atingem entre 85% e 94% de conformidade, faixa exigida para a concessão do Selo Ouro.
O Legislativo limeirense manteve o desempenho obtido em 2024, enquanto outras instituições registraram queda de pontuação ou perderam a certificação neste ano, conforme informações do setor de Controle Interno da Câmara.
O presidente da Câmara, Everton Ferreira (PSD), comentou a permanência no grupo de instituições com alto desempenho em transparência. “Desde o início da nossa gestão, adotamos a transparência como princípio central. Essa conquista demonstra que nossas ações estão dando resultado e que Limeira segue como referência nacional”, afirmou.
Segundo ele, o reconhecimento é fruto do trabalho técnico de servidores que atuam diariamente para garantir o acesso público às informações. “A transparência é construída todos os dias. Agradeço à equipe técnica, que se dedica para que cada informação seja disponibilizada com clareza e responsabilidade”, completou.
O Programa Nacional de Transparência Pública tem como objetivo fortalecer práticas de gestão, ampliar a abertura de dados públicos e estimular o controle social em todo o país.




