Estudantes da Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EMEJA) Professor Sérgio Rossini, localizada na região central de Campinas (SP), foram os vencedores do 4º Campeonato Artístico-Literário do projeto #CasaLibras, promovido pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O resultado foi divulgado nesta terça-feira (18), e marca a segunda vitória consecutiva da unidade na competição.
A obra premiada foi uma colagem artística inspirada em Recife (PE), reunindo referências visuais da arquitetura histórica, paisagens naturais e da fauna e flora local. A proposta teve como foco principal a valorização da cultura surda, tema central do campeonato promovido pelo projeto de extensão universitária voltado à Libras e à inclusão.
Escola é referência em educação bilíngue para surdos
Com cerca de 60 alunos matriculados no período noturno, a EMEJA Prof. Sérgio Rossini é reconhecida como escola polo bilíngue em Campinas, voltada à educação de jovens e adultos surdos. A instituição tem como princípio o ensino em Língua Brasileira de Sinais (Libras), respeitando as especificidades linguísticas e culturais da comunidade surda.
A diretora do Departamento de Política, Acessibilidade e Inclusão da Pessoa com Deficiência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social de Campinas, Danielli Guimarães, destacou o orgulho da rede municipal com o reconhecimento:
“Com muito orgulho, a escola conquistou o primeiro lugar na categoria EJA pelo segundo ano consecutivo”, afirmou.
A premiação está agendada para o dia 5 de dezembro, no campus da UFSCar, e terá a presença da professora bilíngue Edinéia de Fátima da Silva, que representará a escola na cerimônia.
Premiados pela produção artística
O grupo vencedor foi formado pelos alunos:
Adriana da Silva Kitabatake
Daniella Ramiro de Lima
Antonio Carlos da Silva
Marcos Antonio de Moraes
Sob orientação dos professores:
Edinéia de Fátima da Silva (professora bilíngue)
Nicolas Alves Henriques (professor de língua portuguesa)
O projeto #CasaLibras, da UFSCar, tem como objetivo promover produções artísticas e literárias que valorizem a identidade surda e estimulem a expressão cultural em diferentes linguagens visuais e verbais.




