A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (12) a Operação Coffee Break, com o objetivo de investigar supostas práticas ilegais em licitações públicas. Entre os alvos da ação está o ex-prefeito de Limeira (SP), Mario Botion.
De acordo com a PF, foram cumpridos 50 mandados de busca e apreensão e seis mandados de prisão preventiva, expedidos pela 1ª Vara Federal de Campinas (SP). As ordens foram executadas nos estados de São Paulo, Distrito Federal e Paraná, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Polícia Militar de São Paulo.
Em Limeira, agentes federais estiveram em dois endereços ligados ao ex-prefeito, a construtora MC Botion e a residência dele, onde apreenderam documentos e equipamentos eletrônicos. Outro ponto de cumprimento de mandado foi a empresa Life Educacional, sediada em Piracicaba (SP).
A empresa é responsável pelo contrato de fornecimento de kits de robótica à Prefeitura de Limeira, que já é alvo de investigação pela Câmara Municipal, por meio de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instaurada para apurar possíveis irregularidades e suspeitas de superfaturamento.
Os investigados poderão responder pelos crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitação, lavagem de dinheiro, contratação ilegal e organização criminosa.
A operação da Polícia Federal ainda está ocorrendo na manhã desta quarta-feira. Até o fechamento dessa reportagem ninguém ainda deu entrevistas sobre o caso.
A reportagem do Rápido no Ar está com equipes nas cidades de Limeira e Piracicaba acompanhando a operação.
CPI em Limeira apura o mesmo contrato
Na última segunda-feira (10), a Câmara Municipal de Limeira realizou uma reunião extraordinária para definir a composição da CPI dos Kits de Robótica, criada para investigar irregularidades em contratos da Secretaria Municipal de Educação.
A vereadora Mariana Calsa (MDB) foi eleita presidente da comissão, Estevão Nogueira (Avante) será o relator e Felipe Penedo (PL) o secretário. Também integram o colegiado os vereadores Anderson Pereira (PSD) e João Bano (Solidariedade).
A primeira reunião ordinária da CPI está marcada para a próxima sexta-feira (14), às 14h, no Plenário Vereador Vitório Bortolan, com transmissão pelos canais oficiais da Câmara.
Instituída a partir do Requerimento nº 2/2025, de autoria do vereador Estevão Nogueira, a comissão tem como foco apurar sobrepreço, superfaturamento, direcionamento de licitação e inadequação pedagógica na compra de kits de robótica, livros paradidáticos e licenças de tecnologia. O grupo também deve identificar responsabilidades administrativas, políticas e técnicas e verificar eventuais danos aos cofres públicos.




