A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana prendeu em flagrante, na manhã desta quarta-feira (5), um homem de 40 anos por crime ambiental durante a Operação Octano, realizada no bairro Chácaras Reunidas Anhanguera, em Sumaré. O local era alvo de denúncia anônima que apontava o armazenamento e possível adulteração de óleo diesel em condições irregulares e sem autorização dos órgãos competentes.
Durante a ação, os policiais encontraram um tanque de combustível instalado sem autorização da Cetesb, ANP ou Inmetro, com risco potencial de explosão devido à ausência de medidas de segurança homologadas.
No momento da fiscalização, o responsável pelo comércio apresentou documentação do estabelecimento, mas não foi capaz de comprovar a regularidade da instalação do tanque de combustível. A perícia técnica foi acionada e confirmou que, apesar da estrutura atender a exigências básicas, não havia nenhuma licença ambiental ou autorização oficial para o armazenamento do combustível.
Diante das evidências, o homem de 40 anos foi conduzido à sede da DIG, onde foi lavrado Auto de Prisão em Flagrante.
A autoridade policial de plantão arbitrou fiança, permitindo que o indiciado responda ao processo em liberdade, caso efetue o pagamento dentro do prazo legal. A operação contou com base em denúncia recebida via Disque Denúncia, reforçando o papel da população no combate a práticas ilegais que colocam em risco o meio ambiente e a segurança pública.




