A Polícia Civil de São Paulo, por meio da 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Americana, realizou uma operação na manhã desta segunda-feira (20) em uma adega localizada na Rua Monte Castelo, em Cosmópolis, para coibir a venda de produtos impróprios para o consumo.
Durante a ação, foram encontrados 509 litros de cerveja vencida, além de 44 litros de destilados, 52 pacotes de suco em pó (tipo Tang) e 14 condimentos fora da validade. Os policiais também localizaram 32 quilos de carne bovina sem identificação de marca, procedência ou validade, armazenada em um dos refrigeradores do local.
O proprietário, J.J.R.S., de 50 anos, autorizou a entrada da equipe, que confirmou as irregularidades. A Vigilância Sanitária foi acionada e realizou o descarte de todos os produtos considerados impróprios. Amostras foram recolhidas para análise do Instituto de Criminalística.
Segundo o boletim, as mercadorias apresentavam risco à saúde dos consumidores, configurando crime contra as relações de consumo.
O dono do estabelecimento foi encaminhado à sede da DIG e preso em flagrante com base no artigo 7º, inciso IX da Lei nº 8.137/1990, que trata de crimes contra as relações de consumo. O caso segue sob investigação para apurar se há outros envolvidos na distribuição dos produtos.




