Quatro meninas, de 3 a 8 anos, foram encontradas sozinhas em uma casa no bairro Consolação, em Rio Claro (SP), na tarde de segunda-feira (8). A mais velha, com apenas 8 anos, tentava cuidar das irmãs menores, mas todas estavam em situação de desnutrição e descuido. A residência estava repleta de lixo, baratas, ratos e outros animais peçonhentos.
Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), vizinhos denunciaram que as crianças estavam sozinhas havia cinco dias. Quando as equipes chegaram, a menina mais velha chorava sobre o muro e contou que não haviam se alimentado naquele dia.
As quatro irmãs foram levadas inicialmente à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Avenida 29, onde duas delas receberam diagnóstico de escabiose (sarna). Depois, foram encaminhadas ao Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (Saica), onde permanecem à espera de decisão judicial.
A mãe, de 26 anos, não foi localizada. Na delegacia, um tio se apresentou como responsável, mas o caso foi registrado como abandono de incapaz.
De acordo com o comandante da GCM, Rodrigo Servidone, a cena encontrada era “deplorável” e as crianças estavam em condições extremamente precárias. Ele destacou que o resgate só foi possível graças à denúncia de uma vizinha, que já havia presenciado episódios de negligência.
As autoridades reforçam que qualquer suspeita de abandono ou maus-tratos contra crianças deve ser comunicada imediatamente pelo 153 (GCM) ou 190 (PM).




