A advogada Fernanda Esbizaro Rodrigues foi aprovada por unanimidade pela Comissão de Transportes e Comunicações da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) para assumir o cargo de diretora da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp). A indicação foi feita pelo governador Tarcísio de Freitas, e sua nomeação foi formalizada com a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo 26/2025. A nova diretora será responsável pelo setor metroferroviário, um dos principais focos da atual gestão da agência.
Desde setembro de 2024, Fernanda já atuava na Artesp como chefe de gabinete da presidência. Nessa função, participou da reestruturação da agência após a aprovação da nova lei das agências reguladoras e coordenou temas estratégicos entre superintendências e o conselho diretor. Segundo ela, essa vivência proporcionou conhecimento técnico e institucional que agora será aplicado na nova função.
“Vou assumir essa diretoria na posição de alguém que conhece a estrutura da Artesp”, afirmou. A missão de conduzir o setor metroferroviário foi atribuída a ela pelo diretor-presidente da agência, André Isper.
Prioridade: trens de passageiros entre cidades
Durante a sabatina, o transporte sobre trilhos foi o principal tema debatido com os parlamentares. Fernanda destacou que o Trem Intercidades (TIC) São Paulo-Campinas será um marco para novos projetos ferroviários no estado, incluindo os planejados para Sorocaba e o litoral paulista.
“O projeto do Trem Intercidades é a retomada de um olhar para o transporte sobre trilhos não só para carga, mas também para passageiros”, afirmou. Ela ressaltou a importância da articulação entre transporte de carga e passageiros, aproveitando estruturas já existentes.
O presidente da comissão, deputado Ricardo Madalena (PL), apoiou a linha de atuação proposta e defendeu maior investimento no modal ferroviário. “A ferrovia no passado foi o que levou progresso para o interior. Nós temos as melhores rodovias do Brasil, por que não podemos ter as melhores ferrovias?”, questionou.
Fiscalização como eixo central da atuação da agência
Além dos planos para o modal ferroviário, Fernanda comentou sobre os desafios gerais da Artesp, especialmente após a nova legislação. Para ela, o foco da agência deve ser a boa gestão e fiscalização dos contratos de concessão, com atenção à qualidade dos serviços prestados e ao cumprimento das metas estabelecidas.
“O objetivo dos próximos anos é buscar uma padronização da prestação dos serviços e uma fiscalização coerente, capaz de refletir boas práticas entre os setores”, declarou a nova diretora.
Perfil técnico
Formada em Direito pela PUC-SP e mestre pela USP, Fernanda Esbizaro Rodrigues tem mais de 10 anos de experiência em direito público e infraestrutura. Atuou na modelagem de concessões de transporte e acompanhou contratos regulatórios no setor metroferroviário. Antes de ingressar na Artesp, trabalhou na Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões, incorporada pela agência em 2024.




