Uma nova frente fria avança pela costa sul do país nesta quinta-feira (7) e provoca o retorno das instabilidades sobre os três estados da Região Sul. A previsão indica chuva desde as primeiras horas do dia no Rio Grande do Sul, com risco de temporais e ventos fortes em diversas áreas. No Sudeste, o tempo continua firme e seco, com alerta para baixa umidade do ar em várias regiões de São Paulo e Minas Gerais.
No Sul, a chuva começa já pela manhã no Rio Grande do Sul e se espalha ao longo do dia para o interior de Santa Catarina e Paraná. Entre o norte e a serra gaúcha, sul e oeste catarinense e extremo sul paranaense, há risco de temporais com raios e rajadas de vento, que podem alcançar 70 km/h, especialmente entre a Costa Doce e o Litoral Médio do RS.
Em Porto Alegre, a previsão é de céu encoberto e chuva intensa ainda pela manhã. Já em Florianópolis e Curitiba, o tempo permanece mais estável, com variação de nebulosidade e possibilidade de pancadas apenas ao final do dia.
A entrada de umidade marítima pode provocar chuva fraca em pontos do litoral sul paulista. No entanto, o interior de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo deve seguir com predomínio de tempo seco e temperaturas em elevação. A umidade relativa do ar pode cair abaixo de 20% no norte e noroeste paulista e em áreas da Região Metropolitana de Belo Horizonte, aumentando o risco para problemas respiratórios.
No Espírito Santo, a circulação dos ventos oceânicos pode gerar chuvas fracas e isoladas, especialmente no litoral sul do estado.
Tempo seco predomina no Centro-Oeste e interior do Nordeste
No Centro-Oeste, o tempo segue estável, com exceção do extremo sul de Mato Grosso do Sul, onde instabilidades vindas do Sul e do Paraguai podem provocar pancadas de chuva. Em Goiás, Mato Grosso e no Distrito Federal, o tempo permanece firme, mas com alerta para umidade crítica à tarde.
No interior do Nordeste, o calor e o tempo seco continuam predominando. A umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 20% no sul do Maranhão, interior do Piauí e oeste da Bahia. Já no litoral da região, os ventos do oceano mantêm a condição para chuvas rápidas entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, com risco de temporais isolados no litoral do Maranhão.
Região Norte com chuva forte em vários estados
A presença de uma área de baixa pressão combinada à alta umidade favorece a formação de instabilidades no Amazonas, Pará, Roraima e Amapá, com previsão de chuva de moderada a forte intensidade ao longo do dia. Em alguns pontos, há risco para temporais localizados. No Acre, Rondônia e Tocantins, o tempo continua firme e seco.



