A Polícia Civil de Limeira (DIG/GOE), vinculada ao Deinter 9 de Piracicaba, deflagrou nesta terça-feira (22) a terceira etapa da Operação Copa do Brasil, que investiga uma organização criminosa especializada em roubos de máquinas pesadas e veículos de carga. A ação é resultado de uma investigação que tramita na 1ª Vara Criminal de Limeira.
Durante a operação, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão temporária, resultando em três prisões, um investigado morto em confronto com a PM no início do mês e um foragido. Outros quatro investigados respondem em liberdade por decisão judicial. Ao todo, dez pessoas são investigadas formalmente, além de um membro ainda não identificado.
Entre os alvos, foram apreendidos celulares, chips de operadora, um facão, uma caminhonete e uma retroescavadeira roubada, que já foi devolvida ao proprietário. O conteúdo extraído dos aparelhos apreendidos foi considerado conclusivo pelas autoridades e reforça a estrutura da organização criminosa.
Grupo usava aplicativo de mensagens para planejar os crimes
Segundo a Polícia Civil, o nome da operação faz referência ao grupo de mensagens utilizado pelos suspeitos para planejar e coordenar os crimes. As diligências ocorreram em Limeira e Campinas, com ações em bairros como Ernesto Kühl, Graminha, Jardim Aeroporto, Residencial Rubi, Residencial Sirius e Jardim Satélite Íris.
As fases anteriores da operação foram realizadas em junho, em Limeira e Sorocaba, mantidas em sigilo para preservar o avanço das investigações.
Investigações em fase final
A operação apura o funcionamento de uma organização criminosa estruturada, com funções divididas entre liderança, logística, execução de roubos, desativação de rastreadores e receptação de máquinas e veículos. Parte dos envolvidos já foi reconhecida por vítimas dos crimes, e os materiais recolhidos estão sendo usados na conclusão do inquérito policial, que será encaminhado ao Poder Judiciário.




