Uma operação da Polícia Civil de Piracicaba, por meio do DEIC/SECCOLD, desmantelou um desmanche clandestino de veículos em Capivari (SP) nesta terça-feira (8). A ação contou com apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) e teve como alvo um imóvel rural e uma oficina mecânica, onde foram encontrados motores adulterados, peças sem rastreabilidade e veículos desmontados.
A investigação começou após a prisão de um homem por adulteração de sinal identificador de motor. Durante o interrogatório, ele revelou que havia adquirido um dos veículos adulterados em Capivari. Com base nessa informação, a autoridade policial representou pela expedição de mandado de busca, que foi autorizado pela Justiça.
Durante a diligência, os policiais localizaram o investigado conduzindo um veículo Ford Pampa, com motor que não correspondia ao registrado no sistema do Detran. O número de identificação apontava para um motor originalmente de um VW Santana, confirmando a adulteração.
No imóvel, os agentes encontraram diversos veículos e peças automotivas empilhadas, sem etiquetas de rastreamento exigidas pelo Detran-SP. Também foram apreendidos dois motores de motocicleta com numeração suprimida e duas placas avulsas. O suspeito confessou que comprava veículos com avarias ou dívidas para desmanche e vendia as peças por meio de redes sociais, sem qualquer documentação legal.
Na sequência, os policiais foram até a oficina Godoi Auto Center, onde os indiciados trabalhavam. No local, localizaram mais dois motores sem correspondência com os veículos em manutenção.
Foram apreendidos: um veículo Ford Pampa, quatro motores veiculares, duas placas avulsas e os celulares dos envolvidos. Os materiais foram levados ao pátio em Capivari. Os dois homens, identificados pelas iniciais N.M.D.G. e G.F.D.D.G., foram encaminhados ao IML para exames de praxe e recolhidos ao cárcere, onde aguardam audiência de custódia.




