A Operação Centro Seguro, iniciada em 1º de fevereiro pela Prefeitura de Limeira, já realizou 116 abordagens sociais e agora expande suas atividades para os bairros Santa Adélia, Morro Azul e Parque Nossa Senhora das Dores. A iniciativa busca garantir mais segurança para comerciantes e moradores, além de oferecer assistência a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Segurança e acolhimento social
O prefeito Murilo Félix destacou que a ação não se restringe apenas à segurança pública, mas também ao acolhimento de pessoas que enfrentam dificuldades. “As pessoas que buscam superar o vício em drogas e álcool, que procuram oportunidades de inserção no mercado de trabalho ou desejam retornar para suas famílias terão o apoio da prefeitura”, afirmou.
Equipes atuam em pontos estratégicos
A operação envolve equipes do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom) e da Guarda Civil Municipal (GCM), que realizam abordagens em locais estratégicos, como as praças Toledo Barros, Dr. Luciano Esteves e Boa Morte, além das áreas próximas à rodoviária e ao Terminal Urbano. O trabalho também conta com apoio da Secretaria de Saúde.
Resultados positivos já começam a aparecer
De acordo com o presidente do Ceprosom, Dimas Peruzza, os primeiros impactos da operação já podem ser observados:
- 7 pessoas aceitaram acolhimento terapêutico para tratar dependência de álcool e drogas;
- 16 indivíduos foram encaminhados ao Centro de Acolhida e Centro POP;
- 2 pessoas, incluindo uma mãe com uma criança pequena, decidiram retornar ao convívio familiar.
As abordagens sociais podem ser solicitadas pela população pelos telefones 199 (Defesa Civil) ou 153 (Guarda Civil Municipal).