Um grupo de moradores se reuniu na tarde desta quinta-feira (16), na entrada do bairro dos Pires, em Limeira (SP), para mostrar a atual situação do lugar que, provisoriamente, deveria ser utilizado apenas para depósito de lixo doméstico, mas está virando um verdadeiro depósito de entulhos com restos de materiais de construção, folhas de árvores, galhos, etc.
Segundo Loiri Jurgensen Filho, o Lemão, já existe um local para a instalação de ecoponto, cujo trâmite está em andamento, porém, muita gente, se valendo até mesmo de falta de educação ambiental, passa pela entrada do bairro e joga todo tipo de material, até mesmo tóxico.
“Aqui não é lugar para descarte de restos de materiais de construção, folhas etc. Aqui é somente para a coleta de lixo doméstico”, declarou. Nesta quinta-feira, enquanto a equipe do Rápido No Ar estava no local, atendendo a uma solicitação feita ao programa “Aqui seu barro tem voz, chama o Veloz”, Lemão mostrou que havia funcionários da prefeitura recolhendo os entulhos para que ele e outros voluntários pudessem organizar o local.
“Estamos organizando para deixar o local seguro e que seja somente de descarte, provisório, do lixo doméstico. Estamos trabalhando corretamente, de forma que não atrapalhe ninguém, porque é um cartão de visita para a entrada ao bairro dos Pires que é um dos maiores bairros rurais de Limeira”.
Para quem quer descartar entulho, segundo Lemão, existem dois ecopontos que podem ser utilizados por quem mora nos Pires: um próximo do Parque Hipólito e outro no Anavec. “Aqui é para lixo doméstico e até recicláveis, mas não é ecoponto”.
De acordo com ele, tem gente que joga entulhos no período da noite, mas, na tarde de quarta-feira (16), ele advertiu condutores de três caminhões de pequeno porte e que foram descartar entulhos na entrada do bairro. “Peço, encarecidamente, que as pessoas não joguem entulhos aqui. A educação é muito importante e o meio ambiente não deve sofrer desse jeito por relaxo”.
ONDE DESCARTAR ENTULHOS
Ecoponto 1 – Rua Travessa Assembleia de Deus, Jardim Barão de Limeira, próximo à construção da igreja Assembleia de Deus.
Ecoponto 2 – Rua Professor Otávio Pimenta Reis, Anavec, próximo à Brásveda, sentido Citropectina.