A Prefeitura de Piracicaba (SP), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, numa parceria com a Secretaria da Justiça e Cidadania (SJC) do Governo do Estado de São Paulo, disponibiliza à população, até o próximo sábado (11), o projeto Cidadania Itinerante – que oferece acesso a serviços de documentação essenciais para o exercício da cidadania.
“O Cidadania Itinerante é um projeto de grande importância que oportuniza à população a oferta de serviços essenciais, facilitando o acesso aos seus direitos sociais”, ressalta Fernanda Varandas, secretária municipal de Assistência Social.
O projeto, que teve início nesta terça-feira (7), ficará no município até o dia 11, das 9h às 17h. Neta quarta-feira (8), o atendimento está sendo realizado na Rua Conchas, 15, Residencial Paineira. Amanhã (9), o projeto estará na Rua Adelmo Cavagioni, em Santa Terezinha. Já na sexta-feira (10) e no sábado, , 10/01, e no sábado, 11/01, será vez da Praça José Bonifácio, no Centro.
A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social também ofertará atualização do Cadastro Único e orientações e atendimento a profissionais dos CRAS e Centro Pop e direcionamentos para outros serviços da rede socioassistenciais, conforme demandas identificadas de 8 a 10/01.
Os serviços disponíveis no projeto Cidadania Itinerante são agendamento de 1° e 2ª via do RG e CNH; 2ª via das certidões de nascimento, casamento e óbito; agendamento da Receita Federal, 2ª via do CPF; 2ª via do título de eleitor; 2ª via de contas de consumo (água e luz); carteira de trabalho digital; atestado de antecedentes criminais; consultas Serasa; criação de conta do gov.br; cadastro do ID Jovem; registro de Boletim de Ocorrência; entrada no seguro-desemprego; elaboração de currículo; orientações migratórias; encaminhamentos e acolhimentos de denúncias; orientações sobre o Procon e Defensoria Pública.
Por meio do projeto também haverá atendimentos para receber denúncias, orientações e encaminhamentos para as Coordenadorias e programas da Secretaria. São eles: Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual (CPDS), Coordenação de Políticas para a População Negra e Indígena (CPPNI), Coordenadoria Geral de Direitos Humanos (CGDH), Centro de Integração da Cidadania (CIC), Núcleo de Enf rentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP), Centro de Referência e Apoio à Vítima de Violência (CRAVI), Programa de Proteção a Crianças e Adolescentes Ameaçados de Morte (PPCAAM), Coordenação de Políticas para Juventude e Ouvidoria.