O Mercado de Hortifrutigranjeiros da Ceasa de Campinas estima receber cerca de 15 mil pessoas por dia na semana que antecede o Natal. Permissionários projetam um aumento de 15% no volume de vendas, com destaque para frutas e legumes típicos da estação, impulsionados pela alta demanda para as ceias de Natal e Réveillon.
Crescimento nas vendas e produtos mais procurados
Segundo o gerente do Mercado, Ricardo Munhoz, o período de festas movimenta o mercado devido à busca por ingredientes frescos e saudáveis, usados tanto em receitas quanto na decoração. As frutas, que representam 55% dos cerca de 60 toneladas comercializadas em dezembro, têm grande destaque.
Entre os itens mais procurados estão abacaxi, ameixa, figo, manga Palmer, melancia, melão, nectarina, pêssego, uvas Niágara e lichia, que tem uma safra forte nesta época. “A lichia caiu no gosto popular e se tornou indispensável no final de ano”, comenta Munhoz. Legumes e hortaliças como batata, pimentões, vagem, cebola, alface e tomate também ganham destaque no período, sendo usados em pratos tradicionais das ceias.
Horário especial de funcionamento
O mercado terá um horário diferenciado entre os dias 22 de dezembro de 2024 e 3 de janeiro de 2025:
- 22, 24 e 31 de dezembro: funcionamento facultativo, das 6h às 12h;
- 23 de dezembro: funcionamento normal, das 4h às 13h;
- 25 de dezembro, 1º de janeiro: mercado fechado;
- 26 de dezembro e 2 de janeiro: funcionamento facultativo, a partir das 7h.
Após o dia 3 de janeiro, o funcionamento retorna aos horários normais. Informações completas podem ser conferidas pelo telefone (19) 3746-1010 ou no site Ceasa Campinas.